.

.

.

.

sábado, 15 de fevereiro de 2014

SABEDORIA A POSTERIORI

CONSELHOS À LA CARTE 
"Nada lhe posso dar que já não exista em você mesmo. Não posso abrir-lhe outro mundo de imagens, além daquele que há em sua própria alma. Nada lhe posso dar a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo e isso é tudo"
Hermann Hesse
Passei a minha adolescência lendo Hermann Hesse  e é com prazer que o relembro no pensamento acima. Às vezes o que parece óbvio ululante escapa à nossa compreensão em função da força e do poder da maioria estúpida. A maioria massacra o nosso intelecto e nos paralisa emocionalmente ao ponto de não conseguirmos incorporar o mais simples e o mais evidente.
É claro que os conselhos são os discursos mais inúteis que conheço. Ninguém absolutamente ninguém aprende com as experiências dos outros simplesmente porque as experiências nunca são iguais e os espíritos são únicos. As experiências podem ser similares, mas não são iguais e os espíritos nunca se equivalem.
Os conselhos dos pais são ridículos pela disparidade de valores de geração para geração. Os filhos não entendem os pais e vice versa porque as décadas são distintas. Os valores sempre se alteram porque como o ser humano não consegue ser feliz nem a pau e por isso, vive mudando de valores e perspectivas. E só muda o que não é nem um pouco essencial. No máximo trocam a epiderme da cultura. É preciso cavar muito mais fundo para sermos felizes. Já perceberam que sou aristotélico desde criancinha, felicidade acima de qualquer outra coisa.
A sabedoria depende da capacidade de aprender com as experiências. Existem pessoas que não aprendem nada, são os eternos bebês. E não é uma questão de idade cronológica. Conheço muitos velhos completamente babacas. Entretanto, conheço pessoas de 40 ou 50 anos que já aprenderam alguma coisa, mas não o bastante.
Mas o pior, é o conselheiro a posteriori. Tenho ganas de mandá-los todos para o Paredon. Depois de consumado o ato, eles acertam na Mega-Sena. Depois de ocorrido o fato, todo mundo sabe o o que deveria ter sido feito. O difícil é raciocinar tão bem assim no calor das circunstâncias. Os sábios do futuro do pretérito, deveriam ser banidos da face da terra. Não suporto mais, você deveria, você poderia, você teria......Chega de sabedoria fácil, oportuna, pretensiosa e inócua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Não diga besteira