.

.

.

.

quarta-feira, 12 de março de 2014

OS HEDONISTAS MISERÁVEIS

HEDONISMO DE UMA NOTA SÓ

Com  ampliação da abrangência do conceito de hedonismo, hoje, hedonismo não significa apenas prazer como bem supremo da vida, significa também o usufruto da própria felicidade. A conotação pejorativa do hedonismo dada pelo Iluminismo, entendido como a submissão a prazeres mundanos e egoístas, também é bastante vinculada.
Seja prazer, seja felicidade, seja mundano ou não, eu só vejo gente extraindo prazer do sexo e se mobilizando a qualquer preço e de qualquer maneira para acumular mais um orgasmo. E o resto que nos cerca, não dá mais prazer? Prazer é só foder? É o quanto basta, dirão o mais empobrecidos. Não é o bastante, dirão os mais enriquecidos pelas muitas experiências pedagógicas da vida.
Se você só encontar prazer no sexo, você é um troglodita pós-moderno globalizado. Se você só encontra prazer no sexo, você é um hedonista de araque para não dizer de merda. E o prazer estético-contemplativo? E o prazer auditivo, musical ou sonoro? E o prazer intelectual? O pessoal deve achar que pensar não dá prazer nenhum, só dá POBREMA. É muito difícil! E o prazer da verdadeira comunhão com o outro? E o prazer da solidão? E o prazer do altruísmo? E o prazer da criação artística? E o prazer do ócio? (Hoje as pessoas trabalham pra caramba, trepam para caramba também e dizem que têm uma vida boa.) Para os menos aquinhoados pelo léxico, ter uma vida boa, significa ser hedonista. Que hedonismo, hein?!
E o prazer da leitura? Não vou falar do prazer do trabalho porque isso é demasiado polêmico. E o prazer gastronômico? Falo da "bonne table", não me refiro apenas a churrasco, pão de alho e cerveja. A gastronomia extrapola as fronteiras gustativas do churrasquismo compulsivo e vulgar.
E então, prazer é só trepar?

Um comentário:

  1. Esteves
    Ótimo post! As pessoas em geral tendem a limitar o prazer a certas áreas da vida. Triste limitar prazer só ao sexo. Nao deixa de ser prazer, claro, mas como vc diz vai além. Por exemplo, ler este post agora deu-me enorme prazer!
    Abraços

    ResponderExcluir


Não diga besteira