.

.

.

.

sábado, 1 de março de 2014

POR QUE O CARNAVAL É UM SUCESSO?

OS  PAPÉIS CULTURAIS
Não seria muito difícil ser mulher não fosse o papel cultural intrinsecamente associado a essa condição. O penoso não é a condição, sofrida é a representação. Ser homem é mole; o difícil é interpretar o papel cultural de homem estupidamente imposto pela sociedade. Isso é que é dureza. Ser professor é fácil, difícil é incorporar o papel imaginado pela sociedade para aquilo que supostamente deve ser um professor. Ser policial é uma beleza. Impossível é exercer o papel cultural ligado a esse ofício. Ser viado deve ser ótimo. Representar o papel de bicha na sociedade é uma merda.
A representação é automática. Foi-nos inculcada pelo processo educacional e é como se já fizesse parte da nossa segunda genética que é a cultura idiota. O médico tem um papel a desempenhar. Isso não é uma atitude de médico, dizem. A sociedade pré-determina o que ser para quem é o que quer que seja. É duro! Um professor não deve, não pode.... Um mulher não deve, não pode..... Em outras palavras, nunca podemos ser nós próprios. Temos que ser o que os outros reservaram para nós.
O carnaval é um sucesso porque ainda que muito temporariamente, o indivíduo tem a sensação de não mais ter que respeitar papéis culturais pré- estabelecidos. Ele é homem e se veste de mulher. Ele é socialmente enquadrado e se veste de pirata. Finge que não gosta de sexo e no carnaval derrama sem limites  toda a sua genitália. O carnaval oferece ao indivíduo, ainda que de mentirinha, o prazer inconfessável de transgredir.

2 comentários:

  1. O que me incomoda no carnaval é a alegria com hora marcada. Quanto à fantasia, vc tem razão. Vai ver que é isso que deixa as pessoas tão felizes. Elas podem ser em quatro dias tudo o que são, de fato, durante 361 dias.

    ResponderExcluir
  2. É CARNAVAL NÃO É UMA ALEGRIA VERDADEIRA: ASSIM É VERDADE ALEGRIA COM HORA MARCADA,,,,NOSSO MELHOR REMÉDIO É PROCUREM TOMAR DESSE REMÉDIO,FAÇAM UMA DOSAGEM TODOS OS DIAS E PROCUREM VIVER COM ALEGRES

    ResponderExcluir


Não diga besteira