.

.

.

.

domingo, 7 de junho de 2015

A ORIGEM DE TODO O MAL

 THE ROOT OF ALL EVIL
Já detectei há muito tempo a origem de todo mal. Compartilho com vocês agora a minha quase velha percepção.
Se as pessoas fossem minimamemte felizes, minimamente, eu disse, parariam de encher o saco umas das outras e de infernizar este belo planeta.
Há pessoas infelizes de todas as matizes: casadas, solteiras, ricas, pobres, bonitas, feias, inteligentes, burras, obesas, anoréxicas, presidentas, deputadas, do hemisfério norte, do hemisférios sul, etc, etc. A configuração exterior não é pré-requisito de felicidade.
Já escrevi muito sobre felicidade. Vou repetir para vocês as minhas convicções. Para mim, isto faz sentido. É provável que não faça nenhum sentido para outras pessoas.
Em primeiro lugar, mude os seus paradigmas. Oponha-se ao PENSAMENTO OFICIAL, seja incrédulo. Não acredite nas conclusões absurdas dos outros. Não siga os estapafúrdios conselhos de felicidade do Fantástico e do Globo Repórter. É relativamente fácil. Mude o itinerário. Abandone definitivamente o caminho das receitas prontas e oficializadas e da comparação com os outros. Rigorosamente, você é único e não tem nada a ver com ninguém.
Não é lá fora que tem que procurar, nem no Google +, muito menos no Facebook. Procure dentro de si. Mude um pouquinho. Abandone o vício da outrolatria. Não tente despertar pena ou amor porque o segundo sentimento é ainda muito mais improvável que o primeiro. Não solicite solidariedade porque está em falta. Está  quase tudo em falta: fraternidade, misericórdia, compreensão e muita coisa linda. Aceite e ria do que realmente sobra pra você: uma colossal indiferença.
Queria muito que a humanidade fosse um pouco feliz para que eu pudesse viver ainda melhor, para que a minha felicidade fosse completa. Estou cansado de ser obrigado a conviver com gente infeliz e completamente perdida e que ainda tem a pretensão de achar que eu é que estou no caminho errado. É demais! É dose pra leão de circo que já passou pelo zoológico! É dose pra leão com enredo de novela!
Seguem algumas frases escritas sobre felicidade para refletirmos juntos a respeito do tema.
Para quem puder entender, esta, eu considero a frase mais profunda que já foi escrita sobre o assunto. Admiro Albert Camus. Li muita coisa que ele escreveu e esta frase pode parecer pessimista e sem sentido para quem só sabe respirar na superfície. A esperança é prima-irmã da ilusão. Reduza o número das suas esperanças, expectativas e ilusões a 10%. Você vai viver muito melhor sem o peso insuportável desses ícones culturais. O pensamento oficial sobrevaloriza e sacraliza a esperança e o resultado está aí para quem tiver a honestidade e a capacidade de enxergar e ver: uma humanidade mergulhada na mais robusta infelicidade.
Seguem outros 14 pensamentos.























Um comentário:

  1. Bom dia, Joaquim!
    Uma das coisas boas da vida é a desilusão e uma outra, já foi dita: "O inferno são os outros."
    Abraços, Joaquim!

    ResponderExcluir


Não diga besteira