.

.

.

.

sábado, 28 de maio de 2016

Curtidas - o novo valor que se alevanta

CURTIR
vtd 1 Tornar imputrescível e mais brando (couro, pelo); surrar. vtd 2 Preparar, pondo de molho em líquido adequado. vtd 3 Conservar em salmoura. vtd 4 Remolhar para extremar a parte filamentosa de (planta têxtil). vint 5 Fermentar: "O esterco curtia em um canto do curral." vtd 6 Endurecer pela exposição às intempéries. vpr 7 Tornar-se calejado, endurecido, insensível. vtd 8 Aguentar, padecer, sofrer: Curtir afrontas, censuras, penas. "Em tua dor curtiu angústia imensa" (Barão de Paranapiacaba). vtd 9 Passar ou viver sofrendo: "Grande parte de sua vida curtiu em longo exílio." vtd 10 gír Desfrutar com grande prazer: "Curtir um som." "Curtir a vida."

É interessante constatar as mudanças de sentido pelas quais a palavra passou. O Vtd 10 que é o sentido atual, é no mínimo inusitado e bizarro. Quem será que inventa e consolida os novos sentidos das palavras?
Hoje, não basta o Capitalismo onde o valor supremo é o dinheiro, você também tem que ser curtido pelos membros da sua espécie. A curtição não se limita a pequenos grupos como a família ou os colegas de trabalho, atualmente, você pode ter o prazer inefável de ser curtido pelo planeta inteiro.
Então, não basta mais ser apenas rico; você também tem que ser gostado. Rico e amado, eis o novo ideal, nesta época em que falecem todas as ideologias. A não ser que você compre as curtidas. Aí, só o vigora o capital.
É muita carência afetiva para pouquíssimos corações capazes de amar. O curioso é que você ( estou cansado de usar a palavra você) na grande maioria das vezes, será amado por desconhecidos; gente que nunca vai ver. Sempre lhe sobrará, no entanto, o poder e o privilégio de jogar na cara de todos, quantas curtidas teve.
Arranjaram mais uma solução fácil para a difícil arte de gostar. E quem não é assim tão curtido, como eu, por exemplo. Será que devo me sentir preterido pelo amor profundo desta humanidade tão cheia de sentimentos sublimes e magníficos? Será que devo entrar em profunda depressão e pensar na minha auto-extinção? Como invejo os que são tão curtidos. Ser curtido é ser feliz. Entendeu?
Neste mundo de tanta indiferença e de tão raros sentimentos nobres, qualquer besteirinha ilude os nossos egos entorpecidos e ávidos de amor e bem querer. Qualquer manifestação de amor postiço conquista o vazio dos corações aflitos. 

2 comentários:


Não diga besteira