.

.

.

.

sábado, 3 de maio de 2014

CONDOMÍNIO - UM CONVITE AO CONFLITO

"Vita Communis paenitentia maxima."
O condomínio (em latim: condominium) ocorre quando existe um domínio de mais de uma pessoa simultaneamente de um determinado bem, ou partes de um bem.
Dificilmente o condomínio é um lugar para se fazer amigos. O amor e a amizade não frutificam quando desgastados pelo contato diário. Se você gostar de alguém, por favor não veja essa pessoa todos os dias. A convivência provoca atritos por vezes irremediáveis. Esta é uma verdade irrefutável.
Para os que precisam de bengalas para estar de pé, o contato permanente com o outro é o preço da debilidade existencial.
Num condomínio, corpos e mentes frequentam os mesmos espaços e geram conflitos que podem chegar às Delegacias de Polícia. Um exemplo significativo do amor condominial são as Assembléias. Quanto ódio é destilado nessas reuniões! E o Síndico? O síndico é o culpado de tudo o que acontece no cosmos e ainda por cima é ladrão. Como alguém pode ser tão ruim?! Um Síndico deveria ganhar tanto quanto um Senador da República. E no entanto ganha uma merreca para enlouquecer pobre.
Creio que não fomos feitos para viver amontoados em condominios. O que as pessoas não sabem é que a explosão demográfica vai acabar com espécie humana. Mas enquanto continuarmos viciados em ocitocina* e não resistirmos aos encantos de um bebê, vamos continuar fazendo vítimas.
* Ocitocina - Se fosse possível fazer uma droga do afeto, a ocitocina seria sem dúvida o principal ingrediente. A ocitocina é um hormônio produzido principalmente pelo hipotálamo (uma região do cérebro do tamanho de uma amêndoa localizada perto do tronco cerebral, que liga o sistema nervoso ao sistema endócrino através da glândula pituitária). A ocitocina é liberada diretamente no sangue através da glândula pituitária, ou para outras partes do cérebro e da medula espinhal. Embora provavelmente mais conhecida por seu papel no parto e amamentação, a pesquisa mostrou que a ocitocina pode ter muitos efeitos de longo alcance para homens e mulheres em muitas áreas de suas vidas, particularmente quando se trata de relacionamentos e envolvimento emocional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Não diga besteira