.

.

.

.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

VICIADOS EM ÁGUA

Ingerir água em excesso pode matar, afirmam especialistas em MS

Médico afirma que exagero provoca perda de sódio, potássio e magnésio.

Jovem morre após concurso do grupo que tomava mais tereré em evento (Foto: Arquivo Pessoal/ Welton Godoy Miranda)
 Jovem morre após tomar tereré em evento
Beber água é indispensável para uma vida saudável. Todo mundo sabe. Mas se a ingestão for de três a seis litros em um intervalo de uma a três horas, as consequências do excesso podem levar à morte, dependendo do peso, sexo e das características de cada organismo, segundo o responsável clínico pelo Centro Integrado de Vigilância Toxicológica (Civitox/MS), médico Sandro Trindade Benites.
Na terça-feira (30), uma jovem de 21 anos morreu após passar mal durante uma competição que premia grupos que conseguem tomar a maior quantidade de tereré, bebida típica de Mato Grosso do Sul, feita com água gelada e erva-mate. Um estudante de 19 anos, que também participou do evento, foi internado na Santa Casa de Campo Grande, pois também se sentiu mal, mas seu estado de saúde é estável.
“Até a água pode ser tóxica se ingerida em grande quantidade em um curto espaço de tempo”, disse o médico ao G1.
Segundo ele, o excesso de água no organismo, nestas condições, provoca a perda de sódio, potássio e magnésio, essenciais para o ser humano. “Esses minerais são diluídos dentro do sangue por osmose. O principal problema é a perda do sódio”.
Com a eliminação desses minerais, a pessoa fica propensa ao vômito, convulsão e aumento da pressão intracraniana, que podem causar o rompimento de vasos sanguíneos e provocar um Acidente Vascular Cerebral (AVC). As náuseas foram sintomas sentidos pela jovem que morreu e pelo rapaz internado na Santa Casa.
Benites ainda explica que, em casos de ingestão excessiva de água, ir ao banheiro não resolve o problema porque todos os minerais filtrados pelo rim foram para a bexiga. “Eles [minerais] se diluem e são eliminados. Muita gente acredita que o problema é que o rim para de funcionar. O rim não tem nada a ver com isso, pois só filtra”.
Ainda conforme o médico, o aumento da pressão intracraniana ocorre porque a água é levada por osmose para dentro do cérebro, onde a pressão arterial aumenta. “A água é excelente para todos, desde que com parcimônia”. Fonte: Globo.com

Eu sempre vejo pessoas com uma garrafa de água na mão, bebendo, bebendo, bebendo sem parar. Isso me irrita. Diante da diversidade, palavra do momento, temos um novo tipo de vício: os viciados(as) em água. É o que poderia se  chamar de tomar um porre de água. É grotesco e patético ter como causa mortis a água." - Morreu de quê? - Morreu de água."
São esses indivíduos que ocupam os banheiros e aumentam as filas - trata-se de mijadores(as) inveterados(as). E são esses idiotas pernósticos que com ar superior te dão conselhos para beber mais água. São os supra-hiper-ultra-hidratados.
P.S.- Aconselho as vítimas do transtorno citado que procurem com urgência o A.A.-Agüólicos Anônimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Não diga besteira