.

.

.

.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

A MELHOR TERAPIA COLETIVA

Todos sabem , principalmente os governantes que se vive um profundo mal-estar na sociedade brasileira. Há muitas décadas que é assim. As terapias propostas, consentidas e estimuladas são: A NOVELA, O FUTEBOL, O CARNAVAL, O CHURRASCO, A RELIGIÃO, A BALADA, A CERVEJA COM OS "AMIGOS" e mais recentemente O FACEBOOK. (Não esgotei a lista.) A despeito da repetição à exaustão durante décadas dessas "soi-disant" terapias coletivas , o povo continua se sentindo muito mal. 
Novela não cura mal-estar social nenhum, piora a enfermidade  e leva o indivíduo à degradação mental. O Futebol também não é eficaz; é no máximo uma crise aleatória de alegria, além de fanatizar, empobrecer e embrutecer a vítima. O Carnaval, parece bom mas dura muito pouco, não resolve porra nenhuma e sempre provoca uma terrível frustração. O Churrasco é a menos eficiente das terapias; é uma terapia banal, previsível sem impacto e ainda por cima engorda. A balada não cura as dores sociais, dá um alívio muito precário aos noctívagos mas sempre lhes resta uma pergunta:-"O que eu estou fazendo aqui nesta merda?" A religião é uma auto-hipnose. O cara se auto-hipnotiza. Não acredita mais em valores fundamentais como A JUSTIÇA, A HONESTIDADE, O CARÁTER, A AUTENTICIDADE, ETC. Descrê dos valores humanos e se refugia no além. Não consegue mais lutar por valores porque não acredita em mais nada, mas acredita em deus e para ele é o quanto basta; ter um protetor, segundo ele muito poderoso. Religião também não cura multidões, só as aliena cada vez mais.
Bom, o texto vai ficar muito longo e você vai ficar de saco cheio.Vou pegar um atalho. Finalmente o povo brasileiro começou, apenas começou, uma terapia de comprovada eficácia ( vide França). Não existe melhor catarse que berrar em praça pública as injustiças que nos vão na alma. É muita sacanagem para engolir. Temos que nos purificar. É muito bom ter   por perto a solidariedade e o apoio imediato  de milhares de companheiros que vivem os mesmos infortúnios. Isso é redentor.
Está comprovado cientificamente MANIFESTAÇÕES POPULARES INDIGNADAS, ORDEIRAS OU NÃO, CURAM A ALMA de um povo adoentado. E a maior prova de cura do povo é que os governantes algozes MUDAM a estratégia e as atitudes para melhor. Ao invés de um povo alegre  e cheio de mazelas, teremos um povo feliz. Eu garanto.
P.S- Mas é preciso continuar sempre com a terapia. Não páre a terapia. A terapia também inclui ter consciência cidadã e exercer os seus direitos. É um tratamento para um povo que há muito está doente. Não é o povo que tem que ter medo do governo; é o governo que tem que temer o povo.

Um comentário:

  1. Amigo Esteves,
    bem me lembraste do medo que os governantes franceses sentem do povo. Lá não é povo que tem medo do governo, dá-se o contrário. Nossa convivência no ensino do francês deu-nos a consciência do que eles são politicamente: são cidadãos fortalecidos pela educação de primeira, pela saúde, habitação, meios de transporte cada vez melhores e urbanização constante. Só isso promove a consciência coletiva.

    ResponderExcluir


Não diga besteira